um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, junho 27, 2006

Um olhar belga do liberalismo

9 Pós e Contas:

Blogger RAF Quis dizer...

Bom começo:)

Mas olha que o liberalismo assente na economia tens as suas virtudes;)

Boa sorte neste novo desafio:)

27/6/06 13:44

 
Blogger Filipe Quis dizer...

não será a economia assente no liberalismo antes? ;)

27/6/06 13:46

 
Blogger AA Quis dizer...

Nananana... eu disse que o Nacional era uma cambada de cadastrados. Nesta casa, enquanto não existir o crime de lesa-liberalismo, parece-me que são todos cidadãos exemplares.. >)

27/6/06 17:13

 
Blogger AA Quis dizer...

Sem querer entrar em polémicas, eu diria que a economia é uma disciplina de conhecimento enquanto o liberalismo é um sistema de princípios.

O sistema liberal pode ser justificado como sendo aquele que gera mais prosperidade económica, pois está na base do empreendedorismo capitalista, como vale por derivar de uma interpretação da ética da acção humana, cujo corolário é o regime de laissez-faire económico e social...

27/6/06 17:21

 
Blogger aL Quis dizer...

lipe: "Nacional" acho que o António se está a referir ao Nacional da Madeira.
Mas eu referencia à bola, e vocês já sabem o que vos espera :P

27/6/06 17:31

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Caro aa,

fui induzido em erro pelo conselho em mudar de clube... mas pelos vistos o conselho estendia-se ao "desporto" em sim, pelo que são todos uma "banda de cadastrados" aqui no "nacional" (da madeira ou não :))

"O sistema liberal pode ser justificado como sendo aquele que gera mais prosperidade económica", estamos de acordo, desde que, como digo no post, essa prosperidade económica defender também os valores liberais que não só os económicos, pois sabemos, que mais prosperidade económica pode muito bem não ser sinónimo de maior liberdade, nem de "uma exigência moral". A crítica interessante do tal artigo que não consigo arranjar aponta exactamente isso, acusa os "neo-liberais" de apenas verem no liberalismo uma forma de "economia" de gerar prosperidade económica, sem atender aos valores fundadores do tal sistema de princípios, que procuravam sobretudo a igualdade de oportunidades a todo o momento, a justiça e o saber.

27/6/06 23:12

 
Blogger AA Quis dizer...

sistema de princípios, que procuravam sobretudo a igualdade de oportunidades a todo o momento, a justiça e o saber

"igualdade de oportunidades" nunca foi parte do liberalismo clássico, ou seja, aquele que não evoluiu para o socialismo. A "liberdade-capacidade" foi uma corruptela que evoluiu naturalmente para os "direitos positivos" tão caros aos colectivistas...

28/6/06 12:31

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Roque Spencer Maciel de Barros, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

"-Na verdade, os problemas sociais nunca foram ignorados pelo liberalismo, desde que se dê a "social" uma conotação ampla. Mas, para particularizar, lembremos a contribuição, nesse sentido, de Adam Smith [filósofo e economista escocês, 1723-1790], de quem em geral se fala sem se ler muito seus textos. Há até autores que falam de Adam Smith como se ele quisesse acabar com o Estado. Ora, para Smith o Estado tem funções muito relevantes, principalmente no setor da educação. Ele defendeu a idéia de que os proletários tendem a se embrutecer, porque com a divisão do trabalho o operário faz um só tipo de serviço e não sabe outra coisa. As conferências públicas foram concebidas por Smith com o objetivo de abrir os horizontes dos proletários. Aliás, antes de escrever A riqueza das nações, Smith publicou a Teoria dos sentimentos morais. E ele também era professor de Ética. Mas, para mim, quem uniu liberalismo e democracia de uma forma completa foi Condorcet [filósofo francês, 1743-1794]. Isso é visível em seus textos sobre educação. Ele faz questão de defender a liberdade, mas insiste também na igualdade de oportunidades."

A entrevista data ainda do tempo em que F. Henrique Cardoso era Presidente do Brasil, mas está bastante interessante, aqui fica o link.

http://www.usp.br/jorusp/arquivo/1997/jusp400/manchet/rep_res/rep_int/univers2.html

aL, tens de me ensinar a fazer links aqui nos comentários a partir de uma palavra :)

28/6/06 14:56

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Reparo agora que pode parecer uma resposta a aa o comentário acima, não é o caso, é certo que a igualdade de oportunidades não é "parte" do liberalismo clássico, embora não seja de todo incompatível ou que o liberalismo não o aceite.
O comentário anterior foi mesmo pela entrevista em sim que me pareceu interessante, a mim que sou estou a aprofundar conhecimentos muitíssimo genéricos nesta matéria.

ps- aL, já sei pôr o link... mesmo que indirectamente ;)

28/6/06 16:03

 

Enviar um comentário

<< Home