um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

sábado, dezembro 17, 2005

Avaliação

2 Pós e Contas:

Blogger aL Quis dizer...

Prometeu, tomei a liberdade de formatar o texto, para o tornar mais claro e evidência a excelente análise que fizeste. [a formatação resumiu-se aos blod's, itálicos e cores no texto]

o sr. professor fez, mais uma vez uma avaliação exemplar! continuas a achar que alegre é o melhor? ou será que o louçã já te conseguiu fascinar?

17/12/05 23:02

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Não sendo o artigo ideal, deixo aui no entanto a tal "deixa" prometida de um filósofo político francês, Marcel Gauchet, a propósito de liberalidade. Como se trata de uma entervista eu traduzi apenas algumas partes:

Le Soir (jornal belga)- Hoje, o liberalismo triunfa. Como aconteceu esta hegemonia?
Marcel Gauchet- Evidentemente que não se trata de um trovão num céu sereno: trata-se do desaguar de um movimento que é consubstancial à representatividade legitimada, à construção do governo a partir dos desígnios da sociedade. A partir da estranha crise dos anos 70, que primeiro julgou-se ser económica mas que depois revelou-se como uma mutação civilizacional generalisada, assistimos ao regresso do liberalismo que pensávamos estar enterrado desde a crise de 1929. A economia ganha uma proeminência que nunca antes tinha tido.(...)
Le Soir- Essa liberalisação não é apenas económico...
M.G.- O grande erro é de facto reduzir o liberalismo a um simples fenómeno de poder da economia. É ao mesmo tempo um fenómeno social ou "societal" marcado por uma individualisação dos costumes e das formas de viver que diz respeito a todas as instituições, começando pela família e terminando na política.

17/12/05 23:56

 

Enviar um comentário

<< Home