um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, setembro 26, 2006

Tenho dito

4 Pós e Contas:

Anonymous Anónimo Quis dizer...

"é tão horrível que mesmo na oralidade quase se pode visualizar o erro:a palavra "concerteza" não existe! São duas palavras, "com certeza"."
Os erros ortográficos normalmente ocorrem,porque não acompanham a evolução oral. "Concerteza" existe no plano oral, já que o som é emitido não separadamente mas em uníssono. "Concerteza" não existe num registo escrito,porque é um daqueles casos "resistentes" ao registo oral.
É a evolução da Língua, há muitos outros exemplos que o comprovam. Os nomes hoje acabados em "-ão" escreviam-se em Português Antigo em "-am"(derivação etimológica do latim). A partir do século XVI, a escrita em "-ão" generalizou-se, sacrificando a outra forma escrita em "-am", tudo porque as pessoas não pronunciavam esse "-am",mas sim "-ão"(ainda hei-de aprender a escrever o sistema fonológico no pc=P). Os verbos já contrariam esta tendência dos nomes da terminação em "-ão terminando hoje como na forma antiga "-am". Esta resistência deve-se à força do hábito de escrever durante séculos "começavam, olhavam, amavam...".
Espero ter explicado bem o meu ponto de vista=) *

27/9/06 13:34

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

Sistema fonético e não fonológico, erro meu "com certeza"=P!!!

27/9/06 13:36

 
Blogger Filipe Quis dizer...

O meu comentário ao "erro que quase se nota na oralidade" é baseado na intuição, é óbvio que não dá para distinguir oralmente a diferença entre com certeza e concerteza, mas vê-se tantas vezes o erro que até na oralidade me parece que quando se diz com certeza se está a dizer concerteza...
Quanto à evolução da língua, ela é lenta e sobretudo tem normalmente uma lógica. Concerteza não tem lógica gramatical...

27/9/06 19:12

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

Por enquanto não tem,mas não sei se daqui a uns bons pares de anos não faça essa "lógica",que antes prefiro chamar evolução histórica, já que o fenómeno de contracções na nossa língua não é raro.

28/9/06 16:17

 

Enviar um comentário

<< Home