um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

segunda-feira, outubro 09, 2006

Público ao xadrês

6 Pós e Contas:

Blogger Unknown Quis dizer...

Não culpes, pois o esturrico vai ser um sucesso grarantido. Bj

9/10/06 19:56

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Não duvido :)

10/10/06 00:32

 
Blogger Luís Aguiar-Conraria Quis dizer...

Topalov e Kramnik discutem reunificação do Mundial de xadrez
22/09/2006




O búlgaro Vesselin Topalov, campeão mundial da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e o russo Vladimir Kramnik, campeão mundial "clássico", iniciam amanhã, em Elista, capital da república autónoma russa da Kalmikia, o encontro para a reunificação do título mundial da modalidade. A prova disputa-se à melhor de 12 partidas, sagrando-se campeão o primeiro dos dois a alcançar 6,5 pontos.
Esta reunificação é uma óptima notícia para a modalidade, que desde 1993 se encontrava dividida depois do cisma provocado por Gary Kasparov e o inglês Nigel Short, que, na altura, decidiram realizar o match à revelia da FIDE por não concordarem com a localização e condições financeiras propostas. A FIDE reagiu expulsando os dois Grandes Mestres e organizando um encontro alternativo para o ceptro máximo entre Anatoli Karpov e o holandês Jan Timman. Desde aí, Kasparov e Karpov, vencedores dos encontros referidos, digladiavam-se, outorgando-se, cada um deles, o direito de ser considerado o genuíno campeão.
Karpov perderia definitivamente o seu título em 1999, vindo progressivamente a afastar-se da prática da modalidade. Kasparov também perderia o título ao ser derrotado em 2000 frente a Vladimir Kramnik. Mas, contrariamente a Karpov, o seu jogo manteve uma alta qualidade como demonstrava o primeiro lugar do ranking. No ano passado, espantou o mundo ao declarar o fim da sua carreira, frustrado pelas sucessivas anulações dos acordos em que se previa a reunificação do título. O acordo de Praga de 2003 previa o encontro entre o campeão FIDE e Kasparov e o vencedor defrontaria Kramnik. Primeiro foi o encontro com o campeão de 2003 da FIDE, o ucraniano Ruslam Ponomariov, que à última hora foi cancelado, para, no ano seguinte, suceder o mesmo com o ubzeque Rustam Kazimdhzanov.
Entretanto, em 2004, Kramnik defendeu com sucesso o seu título "clássico" frente ao húngaro Peter Leko e considerou sem efeito o acordo de Praga. A FIDE, profundamente insatisfeita com esta situação que apenas a descredibilizava face à opinião pública, tentou outra solução organizando uma prova, em 2005, em que seriam incluídos os dois campeões da altura, Kramnik e Kazimdhzanov, e mais os seis melhores jogadores do ranking.
Mas as expectativas da FIDE não se concretizaram, pois Kramnik declinou o convite. Topalov venceu esta prova de forma concludente com uma extraordinária primeira volta, em que apenas cedeu um empate, e gerindo a confortável vantagem alcançada, sagrou-se campeão mundial. O primeiro com credibilidade desde 1993. Desde aí, o búlgaro não deixou de coleccionar triunfos nas mais importantes provas internacionais, enquanto Kramnik tem tido prestações discretas. Estas duas situações terão forçado Kramnik, para não ver esvaziado o potencial de reconhecimento do seu título, a aceitar o encontro, uma vez que o seu prestígio estava abalado em oposição à estrela cada vez mais cintilante de Topalov.
Nos confrontos directos a vantagem de Kramnik é flagrante, com dez vitórias, cinco derrotas e 24 empates. Claro que muitas destas partidas ocorreram no apogeu de Kramnik e num momento em que Topalov ainda não tinha atingido o nível actual, pelo se espera um match renhido e pleno de partidas de elevadíssima qualidade.
Jorge Guimarães

10/10/06 08:09

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Caro luís muito obrigado pelo artigo... mas não foi esse que eu li :))... o que li já dava ia se não me engano na 7a ou 8a partida ente os dois campeões julgo eu. E o que me espantou foi os coment´rios mais ligados ao jogo em si. No entanto agradeço este artigo que descreve bem o pano de fundo em que se desenrola o "combate". Quase que me faz lembrar as polémicas `volta do boxe com não sei quantas federações e tantos campeões de mesmas categorias.
Um abraço

10/10/06 13:20

 
Blogger Luís Aguiar-Conraria Quis dizer...

O teu link vai dar a este artigo (pelo menos para os assinantes). Pelo que o Publico deve ter trocado a noticia que la' estava

10/10/06 18:09

 
Blogger Filipe Quis dizer...

ou entao fui eu k entretanto perdi o link certo... mas obrigado na mesma. O link que eu queria já dava conta de uma partida entre os dois e fiquei mesmo impressionado com o vocabulário e com a complexidade... conheço as regras do xadrês mas não devo ter jogado masi do que umas 10 ou 11 partidas em toda a minha vida e foram sempre jogos muito confusos com tipos como eu: fraquinhos :)) e acabava sempre com muito poucas peças na mesa :)

11/10/06 00:22

 

Enviar um comentário

<< Home