um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

domingo, dezembro 10, 2006

Citações CXLII

2 Pós e Contas:

Blogger Miguel Madeira Quis dizer...

Diga-se de passagem que, mesmo que aceitássemos o que Tibor Machan diz, os liberais também não fazem muito esforço para distinguir esses supostos dois tipos de riqueza.

P.ex., sempre um governo sul-americano fala em "reforma agrária", os liberais ficam logo aos pulos "a propriedade privada está a ser atacada!". Ora, muito do sistema fundiário sul-americano resulta da distribuição de terras pelos "conquistadores" após a "conquista", ou seja, tem mais a ver com a tal riqueza adquirida "não honestamente" (e mesmo que os actuais proprietários não sejam herdeiros directos dos primitivos encomienderos, capitães-donatários e afins, compraram-nas a eles, logo o seu titulo continua ilegítimo, já que o compraram a um proprietário ilegítimo) - note-se que na Costa Rica, que foi colonizada muito pela "iniciativa privada" e não por doações de terras, quase não há latifúndios.

Mas também é injusto ao fazer esta critica aos liberais por atacado: p.ex., houve uma revista "libertária" nos EUA, o "Libertarian Forum", que até tinha vários artigos abordando esta problemática.

12/12/06 00:47

 
Blogger aL Quis dizer...

Pois Miguel, esta é uma situação complicada, porque não é possível voltar atrás no tempo e evitar a "propriedade" ilegítima. Portanto esta é uma situação impossível de mudar.

a citação está bastante truncada, admito. No fundo, aquilo que TMachan afirma é que a riqueza ganha honestamente não é ilegítima.
houve um dia que a oprah disse para o Anderson Cooper se não me engano don't be ashame for being rich

12/12/06 01:09

 

Enviar um comentário

<< Home