O fim da Bélgica
Ontem à noite, na RTBF (o site esteve saturado o dia todo), canal público belga e francófono a emissão é interrompida e uma emissão especial vai para o ar. O jornalista, o pivot que todos conhecem diz: "Minhas senhoras e meus senhores, a hora é grave. A Flandres acabou de proclamar unilateralmente a independência". E durante 40 minutos imagens de cidades flamengas a festejar, de pessoas a reunirem-se em frente ao Palácio do Rei em Bruxelas preocupadas, frases de políticos a confirmar tudo aquilo. Após 40 minutos os espectadores ficam a saber que se trata de um documentário fictício ao bom estilo de Orson Welles com a Guerra dos Mundos.
O choque foi total, os jornais belgas hoje não falaram de outra coisa. As pessoas nos transportes públicos comentavam, num misto de indignação e alívio. A classe política também ela apanhada de surpresa vacila entre a estupefacção e a revolta contra o canal televisivo.
Eu acho o gesto de uma grande coragem, o tema mais importante para o futuro deste pequeno país está agora sim abertamente em cima da mesa.
lipemarujo
escrito por Filipe a 8:34 da tarde
3 Pós e Contas:
deve ter sido muito interessante...
14/12/06 22:40
Tive pena que não tivesse sido verdade, pois estou farto da permanente arrogância e imperialismo francófono. Dominam a Bélgica, travam o desenvolvimento económico e político e fazem-se permanentemente de coitadinhos. Independência da Flandres SIM E JÁ!
17/12/06 07:11
Michel a raison. D'ailleur les francophones son plus stupides , paresseux que les flamands. Ceux ci sont entrepreneurs , inteligents, et sérieux. Flamands et portugais sont comme ça.
17/12/06 22:52
Enviar um comentário
<< Home