Sol encoberto
Mau jornalismo e cobardia numa mesma página do Sol (página 18) desta semana. Falo da entrevista de Margarida Marante a Proença de Carvalho.
À pergunta "se alguma vez tinha se sentido presionado pelo poder político quando era director da RTP", Proença responde primeiro que não, depois quando a jornalista insiste ele lá diz que "sim, uma vez", e que foi o Presidente da República da altura, Ramalho Eanes, que o pressionou... através do Primeiro-Ministro Francisco Balsemão. Seguiu-se uma perguntinha tosca "o que lhe disse o Primeio-Ministro", seguida da segunda vaga da resposta, "disse que estava a ser pressionado pelo Presidente da República", e assim ficou o assunto.
Conclusão: a jornalista faz a pergunta certa, a resposta é grave e ridícula ao mesmo tempo (Proença foi pressionado pelo PR através do PM?!?), a jornalista em vez de fazer as peguntas certas ("como soube que foi o PR que o pressionou"; "quem disse"; "então mas foi o PM que lhe disse? Acreditou?"; "acusa Eanes de pressão com que prova para além do disse-que-disse?", etc, etc) atirou uma pergunta tosca que permitiu a Proença repetir a cobardia e a palhaçada.
Faltou trabalho jornalístico a sério, mas não é novidade, aliás as entrevistas de Margarida Marante no Sol não são jornalismo, até agora têm sido propaganda ao entrevistado, tipo revista Caras.
lipemarujo
escrito por Filipe a 11:31 da manhã
0 Pós e Contas:
Enviar um comentário
<< Home