um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, agosto 16, 2005

Portugal e a Europa

1 Pós e Contas:

Anonymous Anónimo Quis dizer...

Violento. Não fui eu que o disse, mas alguém que leu o texto primeiro e me deixou de sobreaviso. Contudo,não me surpreendem as tuas palavras arremessadas como tiros para o papel-ecrã. Conheço mais dessa tua veia "pulsante"(à falta de melhor adjectivo) do que o que tu julgas. O "senhor insensível" também se deixa tocar;)e isso é visível na forma como, neste texto, consegues usar uma linguagem esteticamente emocional apesar da dureza do narrado e de ser muito mais fácil descrever estádos eufóricos e histórias com happy ending.
Vou passar aos highlights.

O primeiro, só para implicar contigo: o uso da "f" word.Hmm...remniscências intertextuais de tropelias no elevador?:p

Segundo: "Passavas os dias pedrada, nas esquinas, à espera de encontrar mais um para poderes viver mais uns períodos de euforia. Como eram bons esses pequenos riachos em que nos banhávamos. Esquecíamos tudo, mas o rio corria. E o mar não parava de crescer." Vais ter de me explicar depois melhor isto (se é que ela existe;)), esta lógica de gradação...Acho que não entendi.

Terceiro: "Olhava para ti, e via-te no chão, a definhar, a tremeres constantemente, a seres atacada por convulsões que te obrigavam a vomitar o almoço do dia seguinte." Imagem e conclusão de frase perfeitas! Esta aplaudi aqui da cadeira:)

Quarto: "Os teus ossos enfraqueceram, os teus seios redondos são duas peras murchas. A tua epiderme doce e veludosa está cheia de cicatrizes e rugas. Está preta a tua pele. És o esqueleto daquele corpo roliço que outrora amei." Palmas outra vez!:)Antítese esqueleto/roliço (que pela contiguidade das duas palavras na frase a torna ainda mais central e evidente), muito bem conseguida! (Gosto muito do adjectivo roliço...e castiço, também!;))Veludosa...a erudição no seu expoente máximo!És um rapaz de dicionário, já estou a ver;)

Quinto: "(...)o teu corpo crepita de necessidades." Belíssima imagem!:) E o fácil que é decalcar de uma lareira acesa, com a lenha a crepitar, o corpo gasto e cansado de uma mulher cuja pele não esconde os anos e sacrifícios (nesta quase que aplaudia de pé;)).
Bom, e termino porque senão daqui a pouco faço o comment maior do que o teu post. Acabo dizendo que o título poderia ser uma coisa mais específica e mais acutilante. Deixo a decisão de o alterar À tua veia criativa;)


Sugestão de uma música (para ouvir eventuamente no fim da leitura): "Esquina de rua" - interpretado pelo (GRANDIOSO) Camané.

xxRita

17/8/05 01:39

 

Enviar um comentário

<< Home