um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

quarta-feira, novembro 30, 2005

Complexo de classe ou a emancipação da mulher

2 Pós e Contas:

Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

"De facto, uma ajuda nas tarefas domésticas resultaria numa vantagem competitiva para ambas as partes. Para mim que ficava com mais tempo livre e com a casa com um aspecto decente todas as semanas,[ e não apenas após a limpeza mensal]. E para a auxiliar doméstica traria um acréscimo no rendimento."

Usas aqui o termo "vantagem competitiva" de forma errónea. Repara que o que descreves depois disso é meramente uma coisa resultante duma "troca livre". A empresa recebe dinheiro por um serviço, e tu pagas dinheiro em troca disso. A questão da "especialização" vem a montante.

O que tu querias dizer (julgo eu) é que há "espaço para trocas mútuas vantajosas", exactamente porque essa empresa está especializada nesse trabalho, e como tal fá-lo de forma mais rápida. Por outro lado, também os rendimentos em causa (teus e das empregadas) poderão ser de tal modo diferentes, que tu valorizes o teu tempo de lazer suficientemente para que possas pagar o mínimo que elas estejam dispostas a receber para fazer tal tarefa.

Ou seja, há um misto de ganho de especialização e também de diferentes custos de oportunidade do tempo. Que para elas é tempo de trabalho (ganho) e para ti é tempo de lazer (perdido).

A forma como descreves a "vantagem mútua" é errónea, porque faz entender que *qualquer* troca seria vantajosa para ambas as partes. Ora isso nem sempre é verdade, mas apenas para determnados preços (intermédios) que façam com que ambas as pessoas ganhem em fazer essa troca.

Quanto ao recalcamento... não sei se compreendo bem o que queres expressar. Acho que o problema maior é mesmo pensares nele. Toma as decisões de forma racional and that's it. Se preferires ter umas horas de lazer adicinal a pagar a essas empregadas, fine. Se não, contrata-as. Acho que não deve haver grandes constrangimentos "morais" ou "psicológios" por não agir de acordo com padrão A ou B. De qualquer forma, hoje em dia quase toda a gente tem empregada de limpezas.

30/11/05 21:29

 
Blogger aL Quis dizer...

quanto à analise económica, eliminei o conceito de "vantagem competitiva" que de facto apliquei de forma desadequada, e já corrigi o "erro". desta forma aplico o termo "vantagem" no sentido semântico da palavra e não no seu sentido económico.

quanto ao recalcamento, não é bem um recalcamento é talvez mais um enorme sentimento de culpa, que independentemente de optar por A ou B, se acaba por sentir, eu pessoalmente sinto-o. não é uma coisa que esteja clara no meu pensamento... mas tê-lo escrito já é um passo para essa clarificação.

para mim o importante não é questão económica, ela é apenas um veículo para o ponto onde quero chegar. por isso prefiro simplificar o discurso. o que é fundamental é perceber como é que podes pensar ou melhor sentir uma coisa contrária à forma como pensas e reges a tua vida....

30/11/05 22:19

 

Enviar um comentário

<< Home