um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, setembro 19, 2006

Debate a seguir [actualizado II]

3 Pós e Contas:

Blogger Filipe Quis dizer...

Interessantíssimo escalar de artigos sobre o assunto "aborto" entre o rui e o raf.
O tema é sem dúvida polémico, mas não julgo que seja assim tão polémico. Polémicas são as leituras que se fazem de certas palavras, sobretudo a nível de blogs e msn, onde a velocidade de comunicação é grande, e o tom difícil de definir.
Sobre o aborto é fácil ter-se uma posição moral, julgo que somos todos contra o aborto. E parece ser óbvio mas convém dizê-lo para não haverem dúvidas. Quanto à questão em si, do tratamento que a sociedade deve dar a esta questão, aí sim, podemos ser contra ou a favor de uma penalização. Repararam que inverti o que será a provável pergunta. Não falei se se é contra ou a favor da despalização, mas sim da penalização, porque respondendo à primeira estáµse a responder à segunda e isso pode mudar a percepção das coisas a muita gente.
No meu caso, e para não ser eu acusado de guterrismo (estou a ser irónico para os dois, porque é óbvio que é um insulto forte {irónico de novo} como também é verdade que ninguém é obrigado a dar a opinião quando outros querem), sou contra a PENALIZAçÃO do aborto logo sou a favor da despenalização. Os porquês são simples: Num plano pessoal, parece-me justo uma mulher poder optar entre ser mãe ou não (mesmo após ter feito a asneira de ter tido relações sem protecção), parece-me injusto que seja presa por tomar essa opção; parece-me justo a lei e a sociedade estarem preparadas para ajudar as mães em qualquer das duas opções.
São argumentos meus perfeitamente discutíveis claro.
Um último, mais pessoal ainda, trata-se de dignidade. Sndo o aborto um problema tão grave, em que o sistema actual nada resolve, parece-me justo, haver dignidade no acto já de si terível de abortar voluntariamente.
Faço um paralelo, que poderá valer o que vale e não mais... a eutanásia também não é permitida, mas nada impede(do ponto de vista prático, não legal) um doente terminal de se suicidar, mas uma sociedade que aceitaria a eutanásia, parece-me que salvaguardaria a dignidade desse doente ao prever uma morte medicalmente assistida, tal como nada impede na prática uma mulher de abortar clandestinamente...

19/9/06 13:33

 
Blogger Filipe Quis dizer...

peço desculpa pelos erros e gralhas, a tal velocidade de comunicação leva não só a erros de leitura, como a erros de escrita.

19/9/06 13:36

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

Deve ser triste os pais viverem a pensarem como eh que seria a cara dos seus filhos

23/9/06 02:34

 

Enviar um comentário

<< Home