um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

sábado, janeiro 27, 2007

Henri

L’Abbé Pierre, de seu nome de nascença Henri Grouès, nasceu em 1912 e faleceu esta semana com 94 anos de idade.
Aos 17 anos entra na ordem dos Franciscanos como Irmão Filipe, ingressando uns anos mais tarde nos Capuchinhos, oferecendo a sua herança familiar a obras de caridade.É durante a Resistência na Segunda Guerra, onde no início ajudou judeus a escaparem ao nazismo, que toma o nome de Abbé Pierre. É preso em 44 mas consegue fugir juntando-se a de Gaulle na Argélia tornando-se um elemento importante da Resistência Francesa.
No pós-Guerra em 49 funda a Associação Emmaüs, organização laica que visa a ajuda aos sem-abrigo.
No Inverno rigoroso de 54, o abade pronuncia numa estação de rádio um dos seus mais famosos discursos “Mes amis... au secours”, apelando ao povo francês para se mobilizar e ajudar todos aqueles que não têm um tecto e uma refeição quente. “A insurreição da bondade” é o título do movimento.
Na sua relação com a igreja, l’abbé Pierre foi a favor da ordenação de homens casados, da ordenação de mulheres. Na questão da homossexualidade não era favorável ao “casamento” mas antes a uma “aliança” homosexual, e sobre a homopaternidade não se opunha revelando que o modelo clássico de família não era por si só um modelo de alegria e coesão familiar.
Ao mostrar o seu apoio a título de amigo a Roger Garaudy, então acusado de negacionismo, l’abbé Pierre cria sem querer uma polémica com associações judáicas e com a opinião pública. Sem ter lido o livro que levou Garaudy ao banco dos réus e demarcando-se de todas as posições negacionistas, o abade Pierre explicou claramente que o seu apoio foi apenas a título de amigo.

Condecorado variadíssimas vezes ao longo da sua vida, recebe pela mão do Presidente da República a 14 de Julho de 2004 a mais alta distinção oficial francesa, a Grande Cruz da Legião de Honra.

Exemplo de bondade e de luta, Henri Grouès merece um lugar não entre os “grandes” mas entre aqueles “grandes” com um coração ainda maior.

lipemarujo

0 Pós e Contas:

Enviar um comentário

<< Home