um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Era bonito

7 Pós e Contas:

Blogger aL Quis dizer...

«pode ser que um madeirense veja o que realmente tem como governante.»

Mas lipe, achas então que os madeirenses são estúpidos???
que não se apercebem que a gestão de AJJ é má? o problema é [como dizes, e bem] é que não há alternativa credível. o problema é que à volta de 80% do emprego é em organismos públicos, o problema é que nos últimos anos a qualidade de vida na ilha melhorou, o problema é que ainda há muita gente que pensa "rouba?! mas faz!", e isso não é apenas nas ilhas, no continente, na gestão autárquica acontece exactamente o mesmo, especialmente quando grande parte da população depende financeiramente da autarquia...

20/2/07 14:22

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Sim tens razão. Essa minha afirmação não é muito feliz.
Haverá seguramente muitos que sabem o que têm e que aceitam essa idea do "rouba mas faz". Mas eu julgo que a grande maioria julga que ele não rouba, que ele faz, e que ele é o melhor que aconteceu à Madeira. Julgo que o populismo em que a ilha foi envolvida criou umas palas enormes, e claro como tu e eu frisámos a responsabilidade reparte-se por muito boa gente.
O que eu espero, é que apesar de tudo, haja devagar devagarinho quem retire as palas e veja que a Madeira está num impasse e que não é João Jardim que a vai tirar de lá. Alternativas? Não sei, e sou até dos que costuma ter muito cuidado com o desejar outro a qualquer custo, muitas vezes o que vem é pior... mas mesmo assim, neste caso, era bonito cair o AJJ, o que viria a seguir não teria as costas tão quentes.

20/2/07 14:48

 
Blogger Nuno Gouveia Quis dizer...

Este comentário foi removido pelo autor.

22/2/07 13:17

 
Blogger Nuno Gouveia Quis dizer...

Secretários Gerais do PSD? Meu caro, o PSD anda muito mal, mas quem manda ou mandou no PSD são (foram) Presidentes do Partido.

Já agora, AJJ é louco, mas desenvolveu a Madeira. As suas vitórias eleitorais são reflexo de muitas coisas, e não podemos resumir a sua acção política ao seu lado carnavalesco. E não sei se AJJ rouba, mas faz. Não conheço a realidade madeirense.
Mas conheço casos muito graves em Portugal, e que ninguém liga. Por exemplo em Braga, onde se construíram verdadeiras fortunas às custas do poder político. E a justiça, tal como os media, estão e estiveram sempre calados. O monstro BragaParques, tal como muitos outros de Braga, foi criado e alimentado pelo PS local.

Enfim, bater no AJJ está na moda. Aliás, sempre esteve.

22/2/07 13:20

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Nuno,

Erro meu aquilo do secretário-geral, mas acho que me fiz entender, falava dos responsáveis pelos partidos.

Quanto à argumentação seguinte ela tem a meu ver duas pechas. A primeira é o AJJ ter desenvolvido a Madeira. Evidentemente que o fez. Tal como Fernando Gomes desenvolveu o Porto, Mesquita Machado Braga, Valentim Gondomar, Isaltino Oeiras, Narciso Matosinhos etc etc. Estes senhores e outros desenvolveram as cidades que presidiram como AJJ desenvolveu a Madeira. Mau era é que muitos deles tiveram recursos inimagináveis para tal, tiveram condições políticas de sonho para desenvolverem a terra onde estavam. E desenvolveram... mas pecaram por escasso, muito escasso. A Madeira poderia estar num patamar de desenvolvimento e qualidade de vida muitas vezes superior ao que tem agora.

Quanto aos media estarem calados, eles também o estão quanto à Madeira e ao AJJ. A parte do carnavalesco é que é mostrado. As bocas, os amuos, e as ameaças é que têm tempo de antena. Mas trabalho jornalístico e crítico a sério para com os AJJ's e MEsquitas Machados do país de facto concordo contigo... nem uma palavra quase.

22/2/07 15:15

 
Blogger Nuno Gouveia Quis dizer...

Meu caro,

No fundo concordo com a sua argumentação. Talvez por desconhecimento causado pela apatia dos media, desconheço em grande parte o que se passa na Madeira. O que nos mostra são as palhaçadas de AJJ, e dos referidos actos de má gestão dos dinheiros públicos, pouco sabemos.
Mas nesta questão em particular, a da convocação de eleições por AJJ, eu tenho que concordar com a sua posição política. Vai às urnas, sem medo. Os prognósticos actuais é que vai vencer com maior folga. Mas em eleições, tudo é possível, mesmo perder a maioria que obteve. E por muito que possamos "bater" em AJJ pelas suas muitas posições polémicas (e eu já o fiz muitas vezes), nesta matéria concordo com ele. Houvesse em Portugal muitos políticos sem medo de eleições...

22/2/07 15:40

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Sim, nada a apontar ao facto de provocar eleições... aliás no post o que digo é gostava que ele as perdesse. E sim, no fundo trata-se de um acto coerente para as posições que defende. Vai a votos com muita confiança mas isto é como diz ali a cartilha liberal num post mais acima, nestas coisas é um pouco como o fuebol, a bola é redonda e são onze para cada lado... cada madeirense tem um voto e põe a cruz onde quer...

22/2/07 21:49

 

Enviar um comentário

<< Home