um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Kioto rules!

A própria Toyota mostrou saber isto quando os primeiros modelos existentes que passaram a estar disponíveis na versão híbrido foram os da marca Lexus (Um carro que mostra que sou rico e boa pessoa? Compro!).

O consumo conspícuo tem, por vezes, externalidades positivas e este é um caso em que isso aconteceu. Os compradores dos primeiros híbridos, além de exibirem aos vizinhos as suas credenciais ecológicas e o tamanho da conta bancária, financiaram o desenvolvimento tecnológico que permite o passo seguinte: a massificação.


Percebendo que o mercado mudara, a Toyota finalmente lançou um híbrido para as massas: o Camry Híbrido. O Camry é, pelo menos deste lado do charco, o carro classe-média por excelência da Toyota e um dos modelos mais vendidos no global. Tendo sido surpreendida pelo sucesso inicial do Prius, a Toyota espera agora antecipar as preferências dos consumidores. Este ano, vamos perceber se o Prius foi somente uma moda das elites no início do século XXI (a Toyota enganou-se uma vez, ao sub-estimar a procura; pode estar enganada ao sobre-estimá-la). Ou se, pelo contrário (e espero que sim), se o Camry vende bem e confirma que entrámos na era do carro híbrido.

luispedro, no Rabbit's Blog

[aL]

Etiquetas: , ,

0 Pós e Contas:

Enviar um comentário

<< Home