Look Matters
A campanha para as nomeações democrata e republicana nas eleições presidenciais de 2008 nos EUA começa a chegar a um ponto crucial. Os second place runners têm de investir em campanhas mais agressivas para darem o salto nas sondagens.
Recentemente Barack Obama e Mitt Romney lançaram novos anúncios televisivos [sendo que a candidatura Republicana tem produzido anúncios ao ritmo de Bollywood]. Ambos os vídeos se centram numa mesma mensagem: chance. Os candidatos apresentam-se como os candidatos da mudança. Obama afirma que terá uma acção diferente em Washington, Romney defende um GOP que não se comporte como o partido Democrata. Contudo o vídeo do Senador Obama tem falhas graves. Já o de Mitt Romney continua a ter uma qualidade surpreendente.
###
O vídeo de Obama, que está apenas a ser transmitido no Iowa, decorre naquilo que poderia ser uma penthouse em Upper East Side, durante este anúncio temos o Senador a falar directamente para o espectador. No entanto e apesar da enorme fotogenia de Obama, tudo parece encenado. O espaço embora elegante é demasiado impessoal, o guarda-roupa excessivamente formal e um erro grave de realização [ocorrido na mesa de montagem], o implacável corte aos 25''. O uso de um plano médio é neste caso uma má escolha, Obama parece não saber o que fazer com as mãos. Depois, para uma correcção de plano [para que o candidato ganhe espaço para avançar], há aquele inexplicável corte, uma montagem muito amadora. Todavia a aproximação final e o consequente close up são particularmente bonitos, há uma interpelação directa e olhos-nos-olhos com o espectador: «[I] ask you to believe -- not just in my ability to bring about real change in Washington. I'm asking you to believe in yours.»
Mitt Romney é [na minha opinião] um homem particularmente bonito. Muito fotogénico, com porte atlético e aspecto saudável para alguém com já 60 anos. Os seus vídeos aproveitam e exploram, naturalmente, essas qualidades do candidatos. No novo vídeo Change begins with us, Romney apresenta-se (mais uma vez) ao ar livre, num cenário perfeitamente neutro mas familiar e agradável. O habitual grande plano do candidato é outra vez usado, de forma a realçar a juventude física do candidato. A escolha do guarda-roupa é também uma opção recorrente da equipa de Romney: informal e elegante [um outro sinal de juventude, força e vigor]. A música, que é o som de marca dos vídeos de Romney, é suficientemente heróica para toda a imagem fazer sentido, para a mensagem passar: «Is time to change». Mitt revela um enorme à vontade em frente às câmaras, o que dá à mensagem um tom natural, sincero e genuíno.
[também publicado aqui]
[aL]
Etiquetas: USA 2008 Presidentials
escrito por aL a 3:06 da manhã
0 Pós e Contas:
Enviar um comentário
<< Home