um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, abril 18, 2006

Liberdade e Democracia

10 Pós e Contas:

Blogger RAF Quis dizer...

Cara aL,
O Rui terá escrito este post em virtude da discussão lançada pelo Paulo Rangel durante a apresentação do livro do André Alves, na quarta-feira passada no Porto. O PR afirmou que uma das grandes discussões da actualidade se centra precisamente no debate sobre democracia e liberdade, sendo algo crítico da abordagem liberal. O Rui terá optado por afirmar, por escrito, os pressupostos de uma abordagem liberal sobre a matéria, o que me parece ser uma forma interessante de abrir o debate.

18/4/06 11:43

 
Blogger aL Quis dizer...

RAF, eu não estou a desconsiderar a abordagem feita pelo Rui. Muito pelo contrário... só que não consigo [pelas razões que expliquei no post] definir qual das duas [democracia e liberdade] é mais importante para mim. e obviamente que compreendo que a justificação da "legitimidade democrática" [e a tirania da maioria, e as forças de pressão das minorias] como força de limitação das liberdades individuais pode ser perigosa...
agora não acho que para haver mais liberdade tenha de haver menos democracia...

18/4/06 12:08

 
Blogger AA Quis dizer...

Pois eu digo que para haver mais liberdade é preciso haver menos democracia _absoluta_.

18/4/06 13:31

 
Blogger aL Quis dizer...

«Pois eu digo que para haver mais liberdade é preciso haver menos democracia _absoluta_.» e mais nada! humpf!

18/4/06 13:39

 
Blogger AA Quis dizer...

Então Alaíde, achas ou não que a democracia tem de ser limitada?

18/4/06 20:19

 
Blogger aL Quis dizer...

a democracia actual já é limitada. não considero necessário menos democracia, talvez uma democracia um pouco diferente...

18/4/06 22:02

 
Blogger AA Quis dizer...

Com a democracia que tens, praticamente não há direito individual que o Estado não possa agredir indirectamente em nome do "interesse público"...

19/4/06 00:11

 
Blogger aL Quis dizer...

ok, mas para isso podes alterar/limitar [ainda mais] a liberdade do Estado, não tens de mexer com a democracia... e como afirmas a democracia não surge enquanto oposição à liberdade

19/4/06 01:51

 
Blogger AA Quis dizer...

explica "ainda mais" por favor...

19/4/06 11:16

 
Blogger aL Quis dizer...

o ainda mais não quer dizer que eu considere suficientes as limitações existentes ao poder do estado. apenas se refere que essas limitações [algumas] já existem...
foi claro?

19/4/06 11:19

 

Enviar um comentário

<< Home