um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

quarta-feira, julho 26, 2006

Ainda sobre o fim do trágico

8 Pós e Contas:

Anonymous Anónimo Quis dizer...

uma das razões para o decréscimo de qualidade jornalística é a sequência noticiosa. Ao lado de uma notícia regional, encontramos frequentemente uma notícia relacionada com a actualidade nacional ou internacional. As consequêcias deste tipo de estratégias passam pela desatenção demonstrada pela opinião pública em relação a assuntos relevantes e de interesse público. Num site ainda é aceitável, mas a mesma estratégia é seguida na edição de papel..

26/7/06 13:58

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Não concordo contigo, no papel isso não acontece, os jornais têm as secções bem definidas e separadas. Se realcei esta sobreposição não foi pelo facto de se tratar de uma notícia internacional e outra regional, mas por se tratarem de notícias "trágicas", e num post anterior eu ter falado do "fim do trágico". Escarrapacha-se o que era trágico e já deixou de ser, a procura de culpados, o maniquísmo, está a levar-nos para a simples culpabilização e para o esquecimento da tragédia em si.

26/7/06 14:09

 
Blogger Filipe Quis dizer...

*maniqueísmo

26/7/06 14:09

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

É realmente uma tragédia 4 funcionários da ONU serem mortos por soldados, e sem querer ser maniqueísta, do bem.
Ainda sobre a imprensa, parece-me consensual que esta atravessa uma grave crise financeira, o q obriga a uma mudança de estratégias e a publicar aquilo que o cidadão comum quer ler. Desta crise financeira talvez só o Público se salve, - o JN lá sobrevive - enquanto os outros se vêem obrigados a publicar entrevistas com as estrelas dos programas da TVI.
Gostava de ler um comentário teu acerca do atentado israelita contra a posição da ONU.

26/7/06 16:22

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Gostavas de um comentário meu sobre aquilo a que chamas atentado??? Não contes comigo.
Os meus comentários sobre o que se passa no Médio Oriente não vão sair daquilo que já escrevi sobre o fim do trágico, chegou-se (eu pelo menos cheguei) à total descrença de um qualquer olhar racional e justo sobre o conflito. Não me interessa minimamente tomar partido (definindo partido como um lado ou o outro), o meu olhar é de tristeza apenas... pelo que lá se passa com tantas incertezas e pelo que por cá se vai dizendo com tanta certeza...

26/7/06 17:05

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

não me deixas alternativa senao terminar com estes comentários.. No entanto, devo dizer-te q é com tristeza que vejo um cidadao responsável e ponderado desfazer-se da sua melhor arma: a palavra. Grd Abraço.

26/7/06 17:20

 
Blogger Filipe Quis dizer...

A melhor arma não é a palavra, é a liberdade em usá-la ou não usá-la... usei-a já naquilo que me parece importante neste assunto, ainda sou eu que decido o que dizer e quando dizer...

26/7/06 17:41

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

Está tudo dito.

26/7/06 17:47

 

Enviar um comentário

<< Home