um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

quinta-feira, novembro 10, 2005

Um pouco de História da Moda

22 Pós e Contas:

Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

Isto promete :P

10/11/05 01:24

 
Blogger aL Quis dizer...

Tiago, aviso-te desde já que isto é mais forma que conteúdo...
não quero que cries falsas expectativas

10/11/05 10:12

 
Blogger AA Quis dizer...

muito bem!

10/11/05 11:35

 
Blogger aL Quis dizer...

então meus senhores, estou a sentir-me um pouco frustrada! a inclusão de uma capa com a Hayeck não tão inocente quanto possa parecer, e agora não há reacções...
assim, não vale :'(

10/11/05 11:42

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

"Tiago, aviso-te desde já que isto é mais forma que conteúdo..."

Mas na forma também há muito conteúdo!!! Só é preciso vontade interpretativa... e alguns pós de imaginação :)

A Hareck não me seduz muito no meio de tantas capas maravilhosas... gosto sobretudo da 1990's collection, acho que está muito feminina... e também gosto de p.b. em geral. E da "For Christamas" e das duas capaz lilazes, que acho muito "vogue" mesmo. Também achei piada à capa mais "ginasticada-(Pilatesiana)" mas isso é inclinação pessoal pura e dura :)

10/11/05 11:51

 
Blogger aL Quis dizer...

pois, a 2ª linha é a minha favorita. na 1ª coluna (40's) gosto da estética ["ginasticada-(Pilatesiana)" ??? praticas pilates?? ], na 2ª coluna (50's) um glamour que eu gostava de ter, na 3ª coluna (60's)a magnifica twiggy!


a opção da hayeck, não foi uma opção estética. foi claramente uma provocação ;)

10/11/05 12:31

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

Mto bom gosto, estamos de acordo :=)

Correndo o risco de tornar isto demasiado "intimista", pratico, yup... e sou também instrutor ;)

10/11/05 12:46

 
Blogger aL Quis dizer...

isto é extraordinário! eu comecei a praticar pilates há pouco tempo - mas nada de muito xpto, eu não tenho máquinas nem uso a bola [é uma coisa muito caseira, portartanto], sei apenas alguns exercícios, para pôr o pessoas a trabalhar! é que eu tenho aulas de dança contemporânea, e estes trabalhos são óptimos para fortaceler!

uau instrutor! estou maravilhada ;)

10/11/05 14:51

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

"é que eu tenho aulas de dança contemporânea, e estes trabalhos são óptimos para fortaceler!"

Nem mais! Everything comes from the "core", from the "center" :)

Eu sou apenas "mat-instructor". DE resto, nao gosto muito das maquinas, embora ache que elas sao muito uties para fisioterapia e recuperacao. Mas para pessoas que tem a felicidade de nao precisar disso, o melhor sempre e' trabalhar com o corpinho! Pilates, ginastica, yoga. How good can it get? E tambem adoro a bola, e de resto qualquer exercicio que desafie o teu equilibrio... tenho uma queda circense, como poderas calcular :)

Ha umas cenas que podes mandar vir da net - "rocka board" - que sao excelentes para treinar equilibrio e por o "core" a trbalhar. Dai a equilibrista e' um passo :)

10/11/05 15:05

 
Blogger aL Quis dizer...

Vou averiguar isso da "rocka board".
Eu confesso que sou um pouco mais "elitista" nas minhas opções. Eu é mais dança contemporânea e teatro laboratorial ;). Mas creio ser uma mera deformação profissional, não é uma questão de discurso estético, é também desconhecimento, confesso

10/11/05 15:32

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

Nao leves mal - sobretudo porque tambem eu adoro quer danca quer teatro! - mas acho que o "elitista" fica um pouco mal aqui. Embora esteja entre aspas e obviamente eu perceba que apenas queres distinguir o nivel "fisico" do nivel diferente que envolve a "mente" tambem, e nao propriamente "denegrir" as outras "actividades" (optei conscientemente por nao lhes chamar "artes") :)

O corpo humano e' uma maquina muito complexa, por vezes mais complexa que julgamos. Claro que a mente e' ainda mais complexa. Mas o dominio corporal nao me parece de menosprezar. Eu optaria por um "intelectuais", embora nesse adjectivo tambem pudesse haver intrepretacoes pejorativas - enfim!

Just a remark, no big deal. Mas como tambem gosto muito de merito e de ultrapssar limites, por vezes sou capaz de me deslumbrar com algo que e' (ou parece ser) meramente fisico do que com algo que envolve a mente mas que nao passa (nesse campo) da mediania. Ou seja, so' nao quereria separar as coisas com base no "elitismo", mas com base na sua "natureza".

Eles tem naturezas diferentes, mas nem tudo o que envolve coisas para alem do fisico e', para mim, necessarimaente mais meritorio, ou mais agradavel, ou mais estetico, do que coisas que aparentemente envolvem o fisico. E adoro, amo, o circo do Monaco. E nao e' so' pela sua organizadora fabulosa e tao peculiarmente "vogue" :)

10/11/05 15:44

 
Blogger aL Quis dizer...

realmente, nem "elitismo", nem "intelectuais" são adjectivos correctos para a dança contemporânea ou o teatro laboratorial/experimental (são artes performativas, tal como o novo circo). estes adjectivos talvez se adequem mais às "fine arts" O TEATRO e A DANÇA (aqui compreendida enquanto dança clássica.

obviamente, que quando há competência e brilhantismo num objecto artístico, isso vale por si, independentemente da sua "natureza"

há uma coisa que não podemos esquecer, é que nos objectos artísticos existe um outro elemento fundamental - para além da "mente"/racionalidade e do "físico"- que é o elemento emotivo (e aqui não estou apenas a falar do impacto que ele - o objecto artístico - tem em quem dele usufrui. estou também a referir-me ao in put emotivo que o criador coloca no objecto)

bom isto está a ficar muito stanislavskiano...

10/11/05 16:28

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

"é que nos objectos artísticos existe um outro elemento fundamental - para além da "mente"/racionalidade e do "físico"- que é o elemento emotivo "

Sem duvida. Parece que as discussoes se ligam todas, e que isto vem a proposito do caracter da "pessoa" que nao e' um organismo mas um todo "holistico" (passo a redundancia...) que nao pode ser totalmente compreendido pelas ciencias naturais (isto no seugimento do debate que tenho tido com o Joao no meu blog e outros).

De resto, claro que a ginastica e afins nao sao "arte" em si, mas apenas se e quando haja um elemento de estetica envolvido (E quando e' que ha'? that is the question...). Performaces circenses poderao ser arte ou nao - em geral sao-no, ate' pelo objectivo que pretendem provocar no publico. Embora algumas demonstracoes - tipo acrobatas chineses - nao sejam propriamente arte mas apensas "extraordinarios feitos do homem-maquina".

O "Circ du soleil" em geral e' arte por definicao.

Quanto ao "estou também a referir-me ao in put emotivo que o criador coloca no objecto" nao podia concordar mais. Alias - e isto volta 'a discussao que tenho tido! - isso mostra os limites que concernem a possibilidade de "Vida Artificial". Acho que a "criatividade" e a capacidade criadora sao as grandes barreiras que nos separam das maquinas. E digo que as maquinas nunca poderao "igualar" o homem exactamente porque sao ontologicamente difrentes... ainbda que capazes de gerar certas regras e comportamentos "a partir delas" (depois de serem programadas, claro).

Bom, eu nao queria alargar/prolongar infindavelmente a discussao, foram mesmo comentarios que vieram 'a baila no seguimento dos ultimos dias (demasiado) comentaristas! No fundo, ha' sempre coincidencias quando falamos da fronteira do humano, do que e' arte, e do papel das emocoes... n'est-ce pas?

10/11/05 16:40

 
Blogger aL Quis dizer...

tenho mesmo de escrever sobre o facto de a moda ser algo da esfera privada do individuo! não aguento mais estar sempre de acordo com o que dizes ;)

10/11/05 16:49

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10/11/05 16:52

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

E ha' esta inevitavel atraccao (do cha) das 5h! Tenho que me controlar aqui tb - ja me basta o descontrolo mais-ou-menos provocado pelo "maluco" do Joao - confesso que nao consigo resistir a uma boa discussao... ou melhor, a "qualquer" boa discussao :)

PS: venha de la' essa moda individualista... sem pressas :)

10/11/05 16:53

 
Blogger aL Quis dizer...

pois, ia pedir-te o mesmo (para não puxares muito por mim).
é que eu sou paga com o dinheiro dos contribuintes, e não gosto de ir para casa com um sentimento de inutilidade e improdutividade ;)

vai um scone com geleia de morango?

10/11/05 16:57

 
Blogger Tiago Mendes Quis dizer...

Temos acordo quanto ao incentivo 'a agradavel discussao. Quanto ao resto, uma torradinha ou scone com (pouca) manteiga faria o pleno :)

10/11/05 16:58

 
Blogger aL Quis dizer...

açúcar? leite para o chá? tiago, serve-te à vontade, é como se estivesses em casa. podes até descalçar os sapatos, se quizeres...

10/11/05 17:07

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Com licença, cheirou-me a torradas, posso?

"por vezes sou capaz de me deslumbrar com algo que é (ou parece ser) meramente fisico do que com algo que envolve a mente mas que nao passa (nesse campo) da mediania"... então não? prefiro de longe uma noite de sexo louco sem futuro que uma relação pobreme e pouco estimulante mental e emotivamente...

Há leite achocolatado?

10/11/05 17:37

 
Blogger aL Quis dizer...

leite achocolatado? claro que há, mas não preferes um chocolate quente com uma gota de rum...

já estou em contagem decrescente, está a anoitecer, altura em que o fenomeno prometeu garantiu que estaria visível neste quadrante da blogosfera ;)

10/11/05 17:44

 
Blogger Filipe Quis dizer...

Entao se o "Prometeu" está a chegar esquece o leite e o achocolatado e dá-me um duplo de rum...

10/11/05 18:08

 

Enviar um comentário

<< Home