um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, março 07, 2006

Citações CXV

1 Pós e Contas:

Blogger Luís Marvão Quis dizer...

Bem, creio que trocar a realidade imperfeita do Estado-providência pelo desconhecido da Utopia liberal/libertária pode ser sem dúvida sedutor, mas também muito perigoso. Concordo que o debate democrático, no espaço político-partidário, ficará mais rico se não houver tabus, se questionarmos os fundamentos ou os pressupostos do Estado-providência.
Há todo um património histórico de luta por direitos sociais consubstanciado no Estado-providência, que se traduziu em sociedades mais justas e também mais ricas. Se hoje está numa espécie de encruzilhada, isso não constitui necessariamente prova da sua inviabilidade. A Finlândia e a Suécia demonstram-nos ser possível conciliar protecção social e eficiência económica (estão entre as economias mais competitivas do mundo, segundo o World Economic Forum).
A mim preocupa-me acima de tudo que o Estado se torne castrador da liberdade dos indivíduos e que ceda à tentação de querer uniformizar a vida social.
Acho que sou um libertário de esquerda, mas que por conformação à realidade a aceita um Estado com níveis de protecção social.


P.S. A blogosfera aguarda um post sobre os filmes oscarizados e também sobre o glamour de Hollywood ;)

7/3/06 11:30

 

Enviar um comentário

<< Home