um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

sexta-feira, agosto 04, 2006

Liberdades e Jornalismo

Em "Notícias na Hora" do site do jornal O Jogo, deparei-me com isto:

12h06
Futebol/Escócia:

Que a violência desportiva seja punida, entende-se e aceita-se, que as manifestações racistas sejam reprimidas, percebe-se, aceita-se e apoia-se. Parece linear. Que as convicções religiosas, ou a falta delas, de cada cidadão, no século XXI, na civilizada e liberal Europa, sejam perseguidas e envolvam até polícia e tribunais, espanta, pelo menos. A não ser que se seja escocês. Vários adeptos do Rangers apresentaram queixa à polícia contra o guarda-redes internacional polaco Artur Boruc, do Celtic. O que fez ele? Benzeu-se, durante um jogo entre as duas equipas, em 12 de Fevereiro último. O gesto foi considerado uma provocação. Foi esta a base para as inúmeras queixas. O que fez a polícia? Investigou, investigou e, depois de muito matutar, encaminhou o processo para o Procurador de Glasgow. E o que fez este? Está a estudar o relatório, disse um porta-voz do Ministério Público. A seguir, Boruc poderá ter de se apresentar em tribunal. Fundamentalistas, quem? Ah, os outros, aqueles que... Recorde-se que o Celtic é apoiado maioritariamente por católicos e o Rangers por protestantes. Todos cristãos, claro.

Falar do acontecimento em si ou falar da forma como a notícia é tratada seriam dois assuntos diferentes. No primeiro caso, dizer que o espanto é total, que as liberdades estão cada vez mais em risco, aos poucos vamos tendo cada vez mais medo, viu-se com a história das caricaturas naqual eu não hesitei em marcar posição de várias formas.
Falar no segundo caso, o tratamento que o site d'O Jogo dá à notícia, levar-nos-ia a outro caminho, a uma outra batalha que é a do bom e mau jornalismo. Estas linhas que transcrevi são exemplo de mau jornalismo.

lipemarujo

1 Pós e Contas:

Blogger NoManIsAnIsland Quis dizer...

Nao chamaria mau jornalismo, mas uma infelicidade, irreflexao. Hoje em dia os jornalistas nao se leem a si mesmos... e dai, tens razao, MAU jornalismo!
Abaixo todo o tipo de descriminacao (excepto "boicotes" a maus jornalistas!)

E ja agora parabens aos "donos do blogue"!
Ainda nao tinha criado a oportunidade de o escrever...

8/8/06 15:18

 

Enviar um comentário

<< Home