um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

segunda-feira, junho 04, 2007

O anti-capitalismo [corrigido]

4 Pós e Contas:

Blogger Miguel Madeira Quis dizer...

A respeito dessa citação era preciso definir, primeiro, o que se entende por "capitalismo" (há montes de definições, algumas quase contraditórias); segundo, o que entende por "anti-capitalistas" - essa expressão pode ter dois significados: ser contra o "capitalismo", ou ser contra os "capitalistas" (i.e., contra as proprietários do capital).

Por exemplo, se definirmos capitalismo no sentido de "mercado livre" (que, aliás, não é a definição usual dada pelos "anti-capitalistas"), o nazismo alemão (e, de forma geral, a direita autoritária europeia) seria contra o "capitalismo" mas não contra os "capitalistas" (desde que fossem "arianos")

4/6/07 16:33

 
Blogger Miguel Madeira Quis dizer...

Diga-se que, ao que me parece, ele continua a não dizer o que é o capitalismo (o que seria difícil num artigo de jornal...); logo, é me difícil, mesmo que queira, tentar refutar que é o capitalismo que "permite o pluralismo de opiniões, a liberdade individual e, naturalmente, a democracia pluralista."

Pode ser que ainda desenvolva isto...

4/6/07 20:23

 
Blogger aL Quis dizer...

Sim Miguel, mas pelo menos sabemos que ele não se refere aos capitalistas/grandes empresários quando qdo fala de capitalismo ;)

4/6/07 20:38

 
Anonymous Anónimo Quis dizer...

Nao percebes nada de Capitalismo. Pareces a Odete Santos a falar do Capitalismo. O Capitalismo vai alem dos regimes politicos, o Capitalismo da-se com todos e nao se da a ninguem. China Comunista Capitalista, EUA Democracia Capitalista, Chile, durante muito tempo Ditadura Capitalista.
Recomendo um livro que bem encontraras na Amazon: Democracy And Capitalism de Samuel Bowles.

9/6/07 06:10

 

Enviar um comentário

<< Home