um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

terça-feira, abril 29, 2008

How black is black and what it means?

sexta-feira, abril 25, 2008

26 de Abril

Nasci seis anos após o 25 de Abril e seis anos antes da adesão de Portugal à União Europeia, então CEE. Em 12 anos fez-se um dos percursos mais importantes da História do nosso país.

Sobre o antes de 1974 tenho os relatos do meu pai e de dois tios. Todos diferentes.


(continuar a ler "26 de Abril")

O meu tio, irmão do meu pai, enviado para Moçambique antes de 74 claro mas numa altura já pacífica, passando um período de tédio longe da terra Natal, num país apático e perdido. Rendido às paisagens, aos cheiros e ao clima, mas desterrado e impotente face aos acontecimentos na Lusitânia.

O meu outro tio, casado com uma irmã do meu pai, enviado para a Guiné logo nos primeiros anos de Guerra Colonial e dos últimos a de lá sair. Enviado para a linha da frente, se é que havia linhas no mato. Amputaram-lhe parte da alma por lá, a ele e a muitos, povoaram-lhe a mente de fantasmas que ainda hoje reaparecem por vezes.

E há o resto da família claro, a minha mãe, tias e avós, todos, cada um à sua maneira, envolvidos nesse turbilhão, testemunhas em primeira mão do que se passou há 34 anos e nos anos anteriores.

Por todos eles, pela memória dos sacrifícios e da coragem que tiveram, o meu desejo maior é que possamos todos começar a viver o dia a seguir, o 26 de Abril, o 27 e o 28 e por aí fora. Se o 25 de Abril aconteceu foi por isso mesmo, para que os dias que antes dele não passavam, que nos eram tirados e roubados pudessem finalmente correr livres de novo, para o futuro, para um mundo melhor.

Filipe

quarta-feira, abril 23, 2008

dia dos enganos

Hoje é dia dos enganos.

Filipe

sexta-feira, abril 18, 2008

Crença

Qualquer mudança ou oportunidade de mudança no panorama político português agrada-me. Qualquer coisinha, nem que seja camuflada e que por trás esteja a ideia de "mais do mesmo", qualquer sinal de que haverá movimento, tempo de antena, publicidade, decisões, votações, confrontos, qualquer coisa que faça tremer nem que ao de leve as águas do pântano, recebo tudo isso com agrado. Não sou crente mas na política portuguesa acredito que um milagre é possível. Aliás, só um milagre é possível.
Menezes tenta o golpe, pois bem, pode ser que sem querer nem crer, desperte algo de sério, e pode até nem ser só no PSD, pode ser que este golpe seja o tal "bater de asas de uma borboleta no Japão" que iniciará uma série de acontecimentos que nos levará até uma solução diferente algures no futuro.

Filipe

terça-feira, abril 15, 2008

Misunderstanding e misreading

Uma camisola colorida num dia de sol, é interpretada como sinal que alguma coisa de bom se passa.
Uma dificuldade em arranjar espaço de agenda para um café, é lido como algo de mau se passa.

E no entanto, nobody can sing the blues like Blind Willie McTell

[aL]

Etiquetas: ,

Obama is a Bro

O Miguel faz uma observação pertinente quanto ao facto dos afro-americanos estarem a acolher tão bem Obama, considerando-o um Bro. Mesmo apesar de, como salienta neste post, provavelmente em termos genéticos Obama e a generalidade dos afro-americanos terem pouco de comum, no que respeita à origem africana .

Contudo, acho que o Miguel não reforça um dado importante e que faz muito eco na comunidade negra nos EUA: Obama foi criado por uma mãe-solteira. Um tipo de organização familiar muito comum entre os afro-americanos: a mãe-solteira que com a ajuda de alguma família mais próxima e os food stamps, tenta criar e educar as suas crianças [porque o pai, ou fugiu, está preso ou foi morto]. Esse é um elo de ligação muito forte, que faz dele um Bro! [com uma história de vida que daria uma soul song with a lot of rythm 'n' blues]

[aL]

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 14, 2008

My Soul is somewhere near New Orleans

domingo, abril 13, 2008

Um post directamente da cozinha

[aL]

Etiquetas:

On the track

quinta-feira, abril 10, 2008

Back to the campaign

Never too old to be a top model

Too young to be too old!

Por ironia do destino, acabei por ir ao Coliseu ver os The Hives.
O facto é que só conhecia 1, 2 músicas e quanto foram tocadas demorei a reconhecê-las.
Irritou-me a posse de Mick Jagger sueco, como se não tivessem passado 40 anos. Isso sem
sequer ser sublimemente mimada. Mas as crianças de 12, 13, 15 anos que deliravam com o artista, provavelmente não dariam pela diferença.

Enfim, ao chegar a casa adormeci a ouvir some old and good music!

[aL]

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 07, 2008

Woody Guthrie

Citações CXLIX

What was the future? The future was a solid wall, not promising, not threatening - all bunk. No guarantees of anything, not even the guarantee that life isn't one big joke.

Chronicles, Volume one -
Bob Dylan

[aL]

Etiquetas: , ,

Pulitzer Prize

sexta-feira, abril 04, 2008

lipemarujo

Aparecerá a partir de agora Filipe em vez de lipemarujo. Nada de mais, apenas isso. Mas sintam-se à vontade para me chamarem como bem entenderem.

Filipe

quarta-feira, abril 02, 2008

O que tenho andado a fazer? III

because is magical when it happens! and I just don't want to share it!

[aL]

Etiquetas: , ,