um blogue socialmente consciente
emocionalmente irresponsável
19mesesdepois@gmail.com
quarta-feira, outubro 26, 2005
Citações XLIX
O ‘ranking’: virtudes e vícios o’ ranking’ introduz na educação secundária a ideia de competitividade. Esta é urgente em todos os sectores da sociedade portuguesa. Só faremos as coisas melhor se aprendermos a competir com os melhores. O ensino não é excepção.
Um problema dos rankings é que pretendem substituir-se à avaliação do mercado e são sujeitos a critérios políticos -- um exemplo são todos os à-partes da ministra. Se tivermos rankings corrigidos pelas condições socio-económicas dos alunos e outras balelas, de que é que nos servirão? Em última análise, o que conta são mesmo os resultados finais dos alunos...
...mas, claro, sempre a favor da divulgação dessas estatísticas.
ó antónio, tu leste o artigo todo? é que realmente os rankings são óptimos para as escolas se pensarem, para o estado - ai a heresia! - pensar a educação, para os contribuintes percebam o que anda a ser feito com a seu dinheiro.
mas também podem provocar enviezamentos quando no mesmo estudo são estão grandezas diferentes
2 Pós e Contas:
É verdade.
Um problema dos rankings é que pretendem substituir-se à avaliação do mercado e são sujeitos a critérios políticos -- um exemplo são todos os à-partes da ministra. Se tivermos rankings corrigidos pelas condições socio-económicas dos alunos e outras balelas, de que é que nos servirão? Em última análise, o que conta são mesmo os resultados finais dos alunos...
...mas, claro, sempre a favor da divulgação dessas estatísticas.
26/10/05 10:57
ó antónio, tu leste o artigo todo? é que realmente os rankings são óptimos para as escolas se pensarem, para o estado - ai a heresia! - pensar a educação, para os contribuintes percebam o que anda a ser feito com a seu dinheiro.
mas também podem provocar enviezamentos quando no mesmo estudo são estão grandezas diferentes
26/10/05 11:54
Enviar um comentário
<< Home