um blogue socialmente consciente emocionalmente irresponsável 19mesesdepois@gmail.com

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Dicotomias Culturais

5 Pós e Contas:

Blogger AA Quis dizer...

Porque genericamente o mercado [ainda] não dá resposta a tudo, não responde de forma eficaz às necessidades culturais [e artísticas] dos indivíduos.

E se partisses de "O mercado nunca dará resposta a tudo, nem nunca responderá e forma eficaz às necessidades dos indivíduos" (é verdade!). Mas, porque é mercado, tenderá a fazê-lo, da forma mais eficiente possível.

Faz o mesmo exercício com "o Estado" e projecta o comportamento esperado.

3/1/07 20:03

 
Blogger aL Quis dizer...

«Faz o mesmo exercício com "o Estado" e projecta o comportamento esperado.»

António, eu sei perfeitamente onde me levará esse exercício com o Estado. Estás a cair no erro que eu enuncio no início do post: «Não muito raramente as discussões sobre [o papel do Estado n'] a Cultura, resultam em posições antagónicas.[...]parece não haver espaço para posições mais ponderadas e intermédias, sem que de ambos os lados não haja a acusação de se pertencer ao lado contrário da barricada.»

O meu ponto nesse aspecto é muito claro, eu não acho que tudo deva depender do Estado, muito pelo contrário. O Estado deve apenas estar onde o mercado não chega, agindo de forma supletiva ao mercado.

3/1/07 20:15

 
Blogger AA Quis dizer...

São posições antagónicas porque são tendencialmente divergentes: o mercado tende a satisfazer os consumidores (mas não necessariamente decisores e agentes culturais), o processo político-administrativo do Estado tende a fazer o contrário.

E o mercado só não "chegará" às utilizações que nunca serão suficientemente valorizadas pelos indivíduos para serem empreendidas - casos em que por outro lado, caiem por terra argumentos de "interesse comum". Como podes algúem definir "onde o mercado não chega", ou seja, tomar conhecimento de toda a informação presente e futura de milhões de intervenientes?

4/1/07 07:36

 
Blogger aL Quis dizer...

António, repara que em momento algum eu faço o "discurso dos agentes culturais" - tenho no entanto legitimidade para o fazer - aliás seu muito crítica em relação à generalidade dos discursos de vários agentes culturais.

não creio que em cidades como lisboa ou porto, o mercado não tenda a satisfazer por si só, a generalidade das necessidades da maioria dos consumidores, quando o Estado começar a retirar-se gradualmente...

4/1/07 09:30

 
Blogger AA Quis dizer...

Bom. Fixe-se um prazo incondicional e cumpra-se. Uma legislatura para reduzir o M|C a 0,1% do actual OE [uma brutalidade de dinheiro!] já me satisfazia. Tudo o resto é brincar com a vida das pessoas (entenda-se: a parte da vida empregue a pagar impostos).

4/1/07 13:36

 

Enviar um comentário

<< Home